coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Orquestas Mirins da PMC

Fonte: PMC

Nesta sexta-feira, 26, de manhã, no auditório da Escola Municipal Josélia Florêncio, cerca de 50 crianças apresentaram suas primeiras frases musicais tiradas de violinos e violoncelos. Foram só 75 dias de aprendizado, com aulas três vezes por semana. Em tão pouco tempo não se poderia esperar a execução de melodias completas. Não foi o que aconteceu. Bem acima das expectativas, os meninos do Salgado se superaram.


O maestro Bitonho conduziu uma apresentação que emocionou professores, pais, mães, o prefeito José Queiroz e a primeira dama, Carminha Queiroz.


Primeiro veio “A Feira de Caruaru”, de Onildo Almeida, depois a Asa Branca, de Luis Gonzaga. Trechos das canções natalinas Noite Feliz e Bate o Sino (Jingle Bells), seguiram o repertório, que foi fechado com o primeiro movimento da clássica 5ª Sinfonia de Beethoven. Estava encerrada, com sucesso, a primeira apresentação da Orquestra do Salgado, a segunda de Caruaru formada por crianças.



Emocionada durante seu discurso a primeira dama, Carminha Queiroz, disse que as Orquestras dos Meninos do Morro Bom Jesus e a do Salgado estavam entre as coisas mais lindas que haviam sido feitas em Caruaru. “Não imaginei que vocês estivessem tocando tanto. Achei que estávamos aqui para conhecer vocês e escutar algumas notas, mas, vocês surpreenderam”, afirmou, ao parabenizar as crianças.



O prefeito anunciou, para cinco de dezembro, que as duas orquestras terão uma apresentação conjunta na Praça da Música, em que será transformada a Praça do Rosário no período natalino. E arrematou: “Pretendemos criar pelo menos mais duas orquestras como esta. A próxima será no Vassoural e depois chegaremos à zona rural de Caruaru”.



PROJETO


A formação de músicos mirins começou este ano e já reúne 140 crianças, de oito a 13 anos, moradoras do Morro Bom Jesus e do Bairro do Salgado, todas sem qualquer conhecimento musical anterior. Treinados com carinho paternal pelo maestro Bitonho e sua equipe, composta pelos músicos Marivaldo Vital, Alexandre Santos e Jonatha Renato, os meninos ganharam uma inédita oportunidade de trilhar a carreira artística.



O projeto foi idealizado pela primeira dama. Ao presentear suas netas com violinos e aulas do maestro Bitonho, Carminha Queiroz sugeriu ao prefeito o ensino de música para crianças das escolas municipais. O trabalho educativo deu tão certo que a Orquestra dos Meninos do Morro Bom Jesus se apresentou para o presidente Lula durante sua passagem na cidade, no dia 28 de agosto. Emocionado, o presidente afagou as crianças e se declarou impressionado com o que viu e sentiu em Caruaru.


As aulas da Orquestra dos Meninos do Morro acontecem de segunda à sexta-feira, das oito ao meio dia, no Convento dos Capuchinhos. As aulas da Orquestra dos Meninos do Salgado são nas segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 11h, na Escola Josélia Florêncio, no Bairro do Salgado. Todas as crianças participantes das aulas de música estudam no turno da tarde. O projeto faz parte da Escola de Tempo Integral e é desenvolvido conjuntamente pelas Secretarias de Ação Social e de Educação.


IMPACTOS





“Não teria condições de pagar as aulas de música da minha filha. Meu pai, o avô de Vitória, era músico. Sempre contei as histórias dele mostrando fotos, mas nunca tive condições de comprar um instrumento, como o violino, para ela e também não saberia ensinar”, contou o Srº José Frederico, pai de Vitória Cristina de 10 anos. A menina é uma das alunas mais aplicadas da Orquestra do Salgado. Por isso, foi escolhida para representar as crianças, entregando flores em homenagem à primeira dama. “Sei que não posso perder uma aula porque quero ser professora de música quando crescer”, afirmou Vitória.




Em casa, Geisiane Bezerra, de 12 anos, toca para toda família. A mãe, Geisicléia Bezerra, emocionada, falou que a menina está entusiasmada com as aulas. Já Isabel Maria da Silva, aniversariante do dia, viveu um momento inesquecível, o Parabéns Pra Você, dos seus 12 anos, foi tocado pelo maestro em data tão especial.




“Uma hora de aula de música clássica custa, em média, R$ 140,00 reais e um instrumento como este violino vale R$ 220, 00 reais. Estas crianças não teriam acesso se não fosse o projeto. Daqui poderão sair bons músicos. Devemos estar transformando o futuro de muitos. Depois da iniciação na música eles podem sonhar bem mais alto”, relatou o maestro, com entusiasmo.


Desde que descobriu seu talento musical aos 17 anos, na Banda Nova Euterpe, Antonio José da Silva, hoje mais conhecido como maestro Bitonho, dedicou seus últimos 25 anos à música, o que o levou a estudar no Conservatório Pernambucano, e a passagens profissionais pelos estados de Sergipe e do Rio Grande do Norte. Agora, de volta a Caruaru, se dedica a formação de novos talentos musicais.

Um comentário:

  1. EU SOU DA ORQUESTRA DO SALGADO A GENTE TOCA A 9° SINFONIA DE BEETHOVEN NÃO A 5°

    ResponderExcluir