coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Serra critica Lula na França e ouve um "por que não te calas?"

O ex-governador tucano José Serra acusou nesta sexta-feira (5) o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de desindustrializar o país e fazer populismo "de direita" na economia. As declarações foram dadas em discurso no encerramento do XI Fórum de Biarritz, no Sul da França, dedicado a analisar as relações entre América Latina e União Europeia (UE). O tucano também acusou o governo de "se unir a ditaduras, como a do Irã". Nesse momento, foi interrompido por um membro da Fundação Zapata, do México, que estava na plateia e gritou "por que não se cala?", provocando um momento de alvoroço na sala.
Serra, que disputou as eleições para a Presidência da República e perdeu no segundo turno, expôs algumas ideias que, segundo ele, "não pôde discutir como gostaria durante a campanha" eleitoral.
Declarou que o Brasil "é um país fechado ao exterior", no qual "há um processo claro de desindustrialização", e criticou "a fraqueza" dos investimentos do governo e a elevada carga tributária.
"É um governo populista de direita em matéria econômica", disse, em relação ao governo Lula, a quem também acusou de exercer um "populismo cambial" e de não ter um modelo econômico. "A democracia não é só ganhar eleições, é governar democraticamente", disse Serra, que criticou o modelo de "orçamento participativo", no qual o contribuinte pode decidir sobre a distribuição de parte dos impostos, adotado pelo Brasil e por outros países latino-americanos.(Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário