coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

João Lyra Neto discute Micro-credito e Comissão de Emprego em Caruaru


Fonte: Assessoria 
Nesta quinta-feira, representantes de 55 municípios do Agreste Setentrional, Central e Meridional estarão reunidos, em Caruaru, num seminário que visa fortalecer as ações das Comissões Municipais de Emprego (CME). Essas comissões são umas das bases de apoio que acompanham e informam ao Governo Estadual, as ações de emprego, trabalho e renda, indicando as principais necessidades de qualificação profissional da região.

O seminário acontece, pela manhã, na sede do Senai. No mesmo dia, à tarde, no Sesc, será feita uma Rodada de Crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. O
vice-governador João Lyra (PDT) e o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão, coordenam os dois eventos. Cada Comissão Municipal de Emprego é formada por empregados (em geral, sindicatos), empregadores (empresários locais) e Governo (prefeituras e/ou órgãos estaduais). A ideia é que, a partir de reuniões sistemáticas, as comissões possam definir demandas que pautam, por exemplo, o Programa de Qualificação Profissional do Estado.
No entanto, o Governo identificou que as comissões precisam um suporte maior para atuar com mais determinação e objetividade. “É uma via de mão dupla. Vamos fortalecer as comissões para que essas nos ajudem a identificar onde atuar na qualificação profissional de cada município”, informou o vice-governador João Lyra. As comissões também fornecem informações que apóiam o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no reconhecimento do trabalho local, e estão ligadas à Comissão Estadual de Emprego, que acompanha e aprova as necessidades de utilização de recursos federais para a formação profissional e demais ações do sistema. Depois de Caruaru, o próximo seminário deverá acontecer em Petrolina, no dia 8 de novembro.
Na parte da tarde, na sede do Sesc, será feita uma Rodada de Crédito para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito produtivo e a serviços financeiros. O trabalho será realizado em duas etapas: Num primeiro momento, cada instituição financeira participante terá 15 minutos para apresentar suas principais linhas de crédito e demais serviços financeiros. Na segunda etapa, essas instituições disponibilizarão integrantes de sua equipe para fazer o atendimento ao público. Participam o Banco do Brasil, BNB, BNDES, CEF, FIEPE, SEBRAE e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). O evento conta ainda com o apoio da FECOMERCIO, FACEP, FCDL, FEMICRO, SENAI e SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário